Ar.Co / 2013/2014
Curso Avançado de Artes Plásticas + Projectos Individuais Artes Plásticas.
“Questões de Arte Moderna e Contemporânea” (coordenação: Manuel Castro Caldas)
Bibliografia geral de referência
* (Títulos existentes na Biblioteca do Ar.Co)
Agamben, Giorgio. The Highest Poverty – Monastic Rules and Form-of-Life (transl. by Adam Kotsko; Editor: Werner Hamacher. Meridian, California, Stanford University Press, 2013).
Agamben, Giorgio. Infancy and History – On the Destruction of Experience (London and New York, Verso, 2007).
Agamben, Giorgio. A comunidade que vem (Lisboa, Presença, 1993). *15AGA04
Agamben, Giorgio. Nudez (Lisboa, Relógio D’Água, 2010). (Compilação de textos, entre os quais: “O que é o Contemporâneo?”, “Sobre o Que Podemos Não Fazer”, etc..). *15AGA05
Agamben, Giorgio. Qu’est-ce qu’un dispositif ? (Paris, Payot & Rivages, Rivages Poche, 2007) / (O que é um dispositivo?. Trad. de Nilcéia Valdati. Brasil, Santa Maria - RS: Palloti, 2006).
Agamben, Giorgio. Profanações (Lisboa, Edições Cotovia, 2006). *15AGA01
Agamben, Giorgio. The Man Without Content (Stanford University Press, 1999). *15AGA06
Alain. Propos sur la nature (Paris, Gallimard 2003).
Alain. Propos sur l’esthétique (Paris, Presses Universitaires de France, 1975).
[Andre, Carl] James Meyer, ed. Cuts: Texts 1959-2004 / Carl Andre (Cambridge, Massachusetts / London, England: The MIT Press). *7AND18
Badiou, Alain (avec Nicolas Truong). Éloge de l’amour (Paris, Flammarion, 2009).
Badiou, Alain. Pocket Pantheon: Figures of Postwar Philosophy, London, New York, Verso Books, 2009). *15BAD01
Barcelos Neto, Aristóteles. A Arte dos Sonhos – Uma iconografia ameríndia (Lisboa, Museu Nacional de Etnologia / Assírio & Alvim, 2002). *15NET01
Barthes, Roland. Oeuvres Complètes Tome I 1942-1965 (Paris, Editions du Seuil, 1993).
Barthes, Roland. Oeuvres Complètes Tome III 1974-1980 (Paris, Editions du Seuil, 1995).
Barthes, Roland. Image Music Text (translated byStephen Heath. New York, Hill and Wang. 1977,1979). *15BAR11
Beckett, Samuel. “Come and Go” in The Complete Dramatic Works (London and Boston, Faber and Faber, 1990). *25BEC07
Beckett, Samuel. O Inominável (Lisboa, Assírio & Alvim, 2002). *25BEC04
Beckett, Samuel. Watt (Lisboa, Assírio & Alvim, 2005).
Beckett, Samuel. Como É (Lisboa, Ulisseia, 1975). *25BEC03
Beckett, Samuel. Murphy (Lisboa, Assírio & Alvim, 2003). *25BEC06
Benjamin, Walter. Selected Writings (Michael W. Jennings, ed.), Vol. I-IV (Cambridge, Mass and London, The Belknap Press of Harvard Univ Press, 1999….).
Benjamin, Walter. A Modernidade (Lisboa, Assítrio & Alvim, 2006). *15BEN10
Beuys, J.; Cuchi, E.; Kiefer, A.; Kounellis, J. Bâtissons une Cathédrale (Paris, L’Arche, 1988).
Bresson, Robert. Notas sobre o cinematógrafo (Porto, Porto Editora, 2000). *15BRE02
Calasso, Roberto. As Núpcias de Cadmo e Harmonia (Lisboa, Edições Cotovia, 1990). *15CAL01
Calasso, Roberto. The Ruin of Kash (Cambridge, Mass., Carcanet Press, 1994). *15CAL02
Calasso, Roberto ; Os Quarenta e Nove Degraus; (Lisboa, Edições Cotovia, 1998).
*15CAL03
Cauquelin, Anne. Fréquenter les incorporels – Contribution à une théorie de l’art contemporain (Paris, PUF, 2006).
Cauquelin, Anne. Petit Traité d’Art Contemporain (Paris, Seuil, 1996).
Châtelet, Albert et Groslier, Bernard-Philippe, dir. Histoire de L’Art (Paris, Larousse, 1995).
Colli, Giorgio. O Nascimento da Filosofia (Lisboa, Edições 70, 1998). *15COL01
Cooper, David, ed. A Companion to Aesthetics (Oxford UK, Blackwell, 1992).
*15COO03
de Duve, Thierry. Voici – 100 and d’art contemporain (Gand-Amsterdam, Ludion, 2000). *21PBA01
de Duve, Thierry. Au Nom de L’Art – pour une archéologie de la modernité (Paris, Editions de Minuit, 1989).
de Duve, Thierry. Nominalisme Pictural. Marcel Duchamp, La Peinture et la Modernité (Paris, Minuit, 1984).
de Duve, Thierry, ed. The Definitively Unfinished Marcel Duchamp (Halifax, Cambridge and London, Nova Scotia College of Art and Design and MIT Press, 1991).
*7DUC11
de Mèredieu, Florence. Histoire Matérielle et Immatérielle de l’art moderne (Paris, Larousse, 2004). *15MER02
Deleuze, Gilles. Proust and Signs (University of Minesota Press, 2000). *15DEL33
Deleuze, Gilles e Guattari, Félix. Qu’est-ce que la Philisophie? (Paris, Editions de Minuit 1991) *15DEL03 / O que é a Filosofia? (Lisboa, Editorial Presença, 1992). *15DEL04
Deleuze, Gilles e Guattari, Félix. Kafka: Para uma Literatura Menor (Lisboa, Assírio & Alvim, 2003). *15DEL30
Deleuze, Gilles. Diferença e Repetição (Lisboa, Relógio d’Água, 2000). *15DEL06
Deleuze, Gilles. Conversações 1972-1990 (Lisboa, Fim de Século, 2003). *15DEL20
Deleuze, Gilles e Guattari, Félix. Mille Plateaux (Paris, Editions de Minuit, 1980). *15DEL17 / Mil Planaltos - Capitalismo e Esquizofrenia 2 (Lisboa, Assírio & Alvim, 2008). *15DEL35
15DEL25 (edição inglesa)
15DEL10 a 15DEL14 (edição brasileira)
Deleuze, Gilles. Francis Bacon – Logique de la Sensation (Paris, Editions de la Différence, 1981). *15DEL16 / Francis Bacon: The logic of sensation; (London, Continuum, 2003). *15DEL18
Deleuze, Gilles. L’Île Déserte et Autres Textes – Textes et Entretiens 1953-1974 (Paris, Editions de Minuit, 2002).
Deleuze, Gilles. Deux Régimes de Fous – Textes et Entretiens 1975-1995 (Paris, Editions de Minuit, 2003).
Didi-Huberman, Georges. Devant L’image (Paris, Editions de Minuit, 1990).
[Duchamp, Marcel]. Sanouillet, Michel e Peterson, Elmer, eds. The Writings of Marcel Duchamp (New York, Da Capo, 1973). *7DUC10
Formaggio, Dino. Arte (Lisboa, Presença, 1985). *7FOR01
Foucault, Michel. « Qu’est-ce que les Lumières? », in Dits et Écrits 1954-1988 (Paris, Gallimard, 1994), Tome IV, pp. 562-578.
Foucault, Michel. La Bibliothèque fantastique – À propos de La Tentation de Saint Antoine de Gustave Flaubert (Paris, Seuil, 1983; Bruxelas, Editions la Lettre volée, 1995).
Foucault, Michel. “Las Meninas” in As Palavras e as Coisas – uma arqueologia das ciências humanas (Lisboa, Edições 70, 1998), pp.59-71. *15FOU01 *15FOU12
Gell, Alfred. Art and Agency, an athropological theory (N.Y., Oxford Univ. Press, 1998). *15GEL10
Groys, Boris. Politique de L’immortalité (quatre entretiens avec Thomas Knoefel) (Paris, Maren Sell Éditeurs, 2005).
Groys, Boris. Du Nouveau – essai sur l’économie culturelle (Nîmes, Editions Jacqueline Chambon, 1995).
Harman, Graham. The Quadruple Object (UK, Zero Books, 2011).
*15HAR06
Harman, Graham. Heidegger Explained: From Phenomenon to Thing (Ideas Explained) (Chicago and La Salle, Illinois, Open Court, 2007). *15HAR07
Homero. Odisseia. Trad. Frederico Lourenço (Lisboa, Livros Cotovia e Frederico Lourenço, 2003). *25HOM03
Homero. Ilíada. Trad. Frederico Lourenço (Lisboa, Livros Cotovia e Frederico Lourenço, 2005). *25HOM02
Jahanbegloo, Ramin. Quatro Entrevistas com George Steiner (Lisboa, Fenda, 2000).
*15STE08
Kafka, Franz. Os Contos, 1º Volume (Lisboa, Assírio & Alvim, 2004). *25KAF04
Kraus, Rosalind. The Originality of the Avantgarde and Other Modernist Myths (Cambridge, Mass, 1988). *15KRA01
Lancelin, Aude e Lemonnier, Marie. Os Filósofos e o Amor- Amar, de Sócrates a Simone de Beauvoir (Lisboa, Tinta da China, 2010). *15LAN04
Lévinas, Emmanuel. De L’Existence à L’Existant (Paris, J. Vrin, 1998).
Lévinas, Emmanuel. Difficile Liberté. Essais sur le Judaisme (Paris, Albin Michel, 1963).
Lyotard, Jean-François. O Pós-moderno explicado às crianças (Lisboa, Dom Quixote, 1987).
Lyotard, Jean-François. A Condição pós-moderna (Lisboa, Gradiva, 1984). *15LYO02
Lyotard, Jean-François. L’Inhumain (Paris, Galilée, 1988).
Molder, Maria Filomena. Semear na Neve – estudos sobre Walter Benjamin (Lisboa, Relógio d’Água, 1999). *15MOL02
Molder, Maria Filomena. A Imperfeição da Filosofia (Lisboa, Relógio d’Água, 2003).
[Motherwell, Robert]. Ashton, Dore and Banach, Joan, eds. The Writings of Robert Motherwell (Berkeley, L.A. and London, University of California Press, 2007).
*7MOT09
Nancy, Jean-Luc. Au fond des images (Paris, Galilée, 2003).
Obrist, Hans-Ulrich, ed. Gerhard Richter: The Daily Practice of Painting. Writings and Interviews 1962-1993 (London, Anthony d’Offay Gallery, 1995). *7RIC01
Ovídio. Metamorfoses. Tradução Paulo farmhouse Alberto (Lisboa, Edições Cotovia, 2007). *25OVI01
25OVI04 (I+II)
Paz, Octavio. Appearance Stripped Bare (NY, Seaver Books, 1981).
*7DUC17 (edição espanhola)
Pellizzi, Francesco. Adventures of the Symbol: Magic for the sake of Art (New York, The Irwin S. Chanin School of Architecture of the Cooper Union, 1986). *15PEL01
Perniola, Mario. Do sentir (Lisboa, Presença, 1993). *15PER06
Perniola, Mario. A Arte e a Sua Sombra (Lisboa, Assírio & Alvim, 2006). *15PER05
Serres, Michel. Statues (Paris, Flammarion, 1989).
Sloterdijk, Peter. A Mobilização Infinita (Lisboa, Relógio D’Água, 2002). *15SLO03
Sloterdijk, Peter. O Estranhamento do Mundo (Lisboa, Relógio D’Água, 2008).
*15SLO08
Sloterdijk, Peter. No Mesmo Barco – ensaio sobre a Hiperpolítica (Lisboa, Edições Século XXI, 1996). *15SLO01
Sloterdijk, Peter et Finkielkraut, Alain. Les Battements du Monde – Dialogue (Paris, Pauvert, 2003).
Sloterdijk, Peter. O Sol e a Morte: Diálogos com Hans-Jurgen Heinrichs; (Lisboa, Relógio d’Água, 2007). *15SLO04
Sloterdijk, Peter. Cólera e Tempo (Lisboa, Relógio d’Água, 2010). *15SLO07
Sloterdijk, Peter. Tu Dois Changer Ta Vie (Paris, Libella, 2011).
Steiner, George e Spire, Antoine. Barbárie da Ignorância (Lisboa, Fim de Século, 2004). *15STE04
Valéry, Paul. Œuvres, tome II, Pièces sur l’art (Paris, Gallimard, Bibl. de la Pléiade, 1960).
Vattimo, Gianni. O Fim da Modernidade. Niilismo e Hermenêutica na cultura pós-modena; (Lisboa, Editorial Presença, 1987). *15VAT02
15VAT01 (edição francesa)
Vattimo, Gianni. Acreditar em acreditar (Lisboa, Relógio d’Água, 1998). *15VAT03
Weil, Simone. A Gravidade e a Graça (Lisboa, Relógio d’Água, 2004). *15WEI02
Wittgenstein, Ludwig. Cultura e Valor (Lisboa, Edições 70, 2000). *15WIT09
Wollheim, Richard. Painting as an Art (London, Thames & Hudson, 1987). *15WOL03
Sem comentários:
Enviar um comentário